top of page

Governança

A MAB tem como membros fundadores profissionais liberais, de classe média, que dedicam seu tempo e seu dinheiro à MAB. Ou seja, apesar de doarmos sim nossos recursos, temos nossas limitações orçamentárias, e nossos planos são ambiciosos, de maneira que vamos estar sempre captando recursos junto à iniciativa privada para dar conta de nossa missão.

Estamos, pois, plenamente conscientes de que teremos que ter uma cultura de “accountability” – termo chique que um de nossos membros gosta de usar rsrs -, ou seja, uma cultura de prestação de contas sistemática, de transparência, de fornecer toda a informação possível para todos os nossos “stakeholders”, rsrs, quer dizer, todos aqueles que, de um modo ou de outro, interagem com a MAB.

Prestar contas não apenas do dinheiro doado e gasto, mas das ações tomadas (e das ações postergadas), das dificuldades, dos números, do atingimento ou não das metas, e de tudo aquilo que julgarmos relevante para que nossos parceiros entendam como e para onde estamos caminhando. Enfim, buscaremos praticar a máxima transparência em tudo o que fizermos.

Como faremos?

Cada projeto (em cada municipalidade) terá seu relatório periódico de prestação de contas, que servirá ao ente publico, mas também uma versão derivada para os doadores e outra para todos os envolvidos. Buscaremos deixar estes relatório disponibilizados em nosso website.

Da mesma forma, teremos nossa contas continuamente auditadas por um bom contador, ficando os balancetes e os demonstrativos contábeis disponíveis.

Também pretendemos fazer como as grandes ONGs, que anualmente publicam relatórios de gestão –um documento que traz tudo aquilo que foi relevante ao longo do ano.

Buscaremos, no dia-a-dia, ir divulgando nossas ações em nosso perfil no instagram, de maneira ágil e informal, para ir dando publicidade mais instantânea aos nossos atos.

Manteremos canais de comunicação sempre abertos por meio de nosso email, site, whatsapp e instagram.

Criaremos, por fim, canais exclusivos para o oferecimento de denúncia de maus tratos e compliance.

Compliance

Estamos desenhando uma política de compliance, que vem a ser um conjunto de ações tomadas para que estejamos em conformidade com as leis e com as boas práticas. Não queremos ser uma ONG que ajuda gente ruim a parecer bozinha, queremos é ser uma ONG que dá oportunidades para que todos façam a coisa certa.

Como vamos captar recursos, como vamos atuar próximos do setor publico, com animais em condição de vulnerabilidade, teremos que ter uma série de cuidados.

Esta política contará, por exemplo, como itens como os abaixo.

-Não aceitaremos doações de partidos políticos e de empresas que maltratam animais ou que são notórias poluidoras, entre outras.

-Implementaremos um código de ética para ser observado por nossos membros, diretoria e voluntários.

-Imporemos cláusulas de conduta para os serviços prestados por empresas contratadas para trabalhar conosco no cuidado dos animais.

- Treinamento constante para as equipes, para que a cultura de compliance seja entendida como parte da filosofia de atuação da MAB.

Grupos

Visualize grupos e posts abaixo.


©2023 por MAB

bottom of page